FM Cristal -
 Itapeva | Todo Mundo Curte
Anuncie na FM Cristal

  Polícia

PM de SP fará compra de 5 mil pistolas no exterior; veja exigências e concorrentes


PM de SP fará compra de 5 mil pistolas no exterior; veja exigências e concorrentes

Polícia Militar de São Paulo fará em agosto um pregão internacional para a compra de 5 mil pistolas calibre .40, que substituirá modelos da empresa nacional Taurus, usados pela corporação desde a década de 90. A PM conseguiu autorização do Exército para adquirir no exterior um novo modelo de pistola, após ter sido verificado vários problemas no modelo atual, como quebra de canos de submetralhadoras e disparo acidental em manuseio e quedas.

Os policiais querem uma arma semiautomática moderna, com trilho interno esculpido integrado ao corpo da arma – e não acoplado – estando apta para ser usada tanto com munição nacional quanto importada. O edital vai exigir cinco dispositivos de segurança diferentes, capazes de serem acionados tanto por destros quanto por canhotos, além de travas no percussor, impedindo que haja disparo acidental de qualquer tipo, suportando quedas ou acidentes.

Outro diferencial na arma pedida pela PM desta vez é que ela será submetida a diferentes testes de estresse, pressão, choque, desmonte e acidentes, caindo de uma altura de 1,6 metros das mais diversas formas, sem disparar acidentalmente, e passar por situações diversas de ação, realizando 10 mil disparos.

Em uma audiência pública sobre a compra, realizada em abril, nove empresas interessadas estiveram presentes- Taurus, Glock, HK, Beretta, Walther, Sig Sauer, CZ, Steyer e Imbel. Mas há ainda pelo menos outras três fabricantes que podem entrar na competição (Smith & Wesson, STI e FN).

Conforme o comandante geral da PM, coronel Nivaldo Restivo, o armamento será destinado às unidades do Choque, como as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que atua em situações com reféns e motins em presídios, e também tropas especializadas em contenções de distúrbios civis, como protestos. O novo armamento também irá para os Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) localizados no extremo leste da capital paulista e em três cidades do interior do estado: Campinas, Santos e São José dos Campos.

Juliano Cidro

Juliano Cidro

Jornalista da FM Cristal há 3 anos, Juliano Cidro dedica-se a levar até nossos ouvintes os principais acontecimentos da nossa região.

aplicativos