FM Cristal -
 Itapeva | Todo Mundo Curte
Anuncie na FM Cristal

  Saúde

Devo escovar os dentes do meu cão?


Devo escovar os dentes do meu cão?

Especialista da Hercosul Alimentos, Dra. Paula Genuíno, explica os males causados pela placa bacteriana na dentição canina e dá dicas importantes para evitar gengivites e doenças mais sérias.

Você sabia que a saúde do cão está diretamente relacionada com a sua saúde dental? A especialista da Hercosul Alimentos, Dra. Paula Genuíno, é quem faz o alerta e dá dicas de como cuidar dos dentes dos pets, evitando que as bactérias e o tártaro prejudiquem esses animais.

O acúmulo da placa bacteriana, além de prejudicar o hálito do cão, também promove uma série de questões que vão desde a queda dos dentes até problemas sérios com a mastigação. “Alguns cães param de se alimentar por conta da dor que a doença periodontal provoca”, diz a veterinária, que faz parte da equipe da Hercosul Alimentos.

Mas os perigos não param por aí e podem ir além dos problemas mais simples como as gengivites, por exemplo. As bactérias podem chegar à corrente sanguínea e causar danos irreversíveis ao coração, ao fígado, ao rim e a outros órgãos vitais para o animal.

“É fundamental escovar os dentes do cão todos os dias. Há uma série de escovas e pastas dentais no mercado pet que podem ser usadas com segurança, alguns cremes são feitos com sabores diferentes como carne ou peixe”, revela Paula. A especialista ressalta que devem ser utilizados produtos específicos para animais para evitar outros problemas.

Algumas dicas são essências para obter sucesso nesse processo – como a paciência, por exemplo. “É preciso ter calma para acostumar o animal com a prática, mais ainda se não foi iniciada quando ele ainda era filhote. Não forçar o cão abrir a boca, pois ele ficará estressado e isso tornará cada vez mais difícil a escovação”, indica.

Passear com o pet antes da prática e oferecer um petisco depois também funcionam bem. Para evitar problemas dentários há duas formas eficientes. “A primeira é levar o cão ao veterinário ao menos uma vez ao ano para avaliação da necessidade ou não de remoção do tártaro. Se o animal for idoso essa frequência deve ser maior, mas isso varia de acordo com o estado de cada pet e será determinado pelo veterinário responsável”, conta.

A segunda maneira de prevenção é deixar à disposição brinquedos para que os cães mordam e buscar no mercado opções feitas justamente para auxiliar na limpeza dos dentes. Alguns ossos que previnem o tártaro e petiscos também ajudam nesse papel.

Por fim, Dra. Paula alerta para a alimentação do pet e garante que isso faz toda a diferença. “O alimento oferecido para o animal vai influenciar na saúde dele como um todo, inclusive para a saúde odontológica. Hoje em dia temos boas opções para todos os bolsos e não é difícil encontrar um bom alimento para cada pet. Ossos naturais devem ser evitados, pois podem causar problemas sérios, como fratura nos dentes e perfurações no sistema digestivo”, conclui.

Juliano Cidro

Juliano Cidro

Jornalista da FM Cristal há 3 anos, Juliano Cidro dedica-se a levar até nossos ouvintes os principais acontecimentos da nossa região.

aplicativos