FM Cristal -
 Itapeva | Todo Mundo Curte
Anuncie na FM Cristal

  Saúde

Anvisa registra primeiro teste de farmácia brasileiro para HIV.


Anvisa registra primeiro teste de farmácia brasileiro para HIV.

Destinado ao público em geral, o Action, da empresa Orangelife Comércio e Indústria, teve a venda liberada para farmácias e drogarias.

A coleta de gotas de sangue, semelhante aos testes já existentes para medição de glicose por diabéticos, por exemplo, aparece na forma de linhas que indicam se há ou não presença do anticorpo do vírus HIV.

A presença do anticorpo mostra que a pessoa foi exposta ao vírus que provoca a Aids. O resultado leva até 20 minutos para ficar pronto.

Apesar da efetividade de 99,9%, o produto só é capaz de indicar a presença do HIV 30 dias depois da situação de exposição, que é o momento em que a pessoa pode ter tido contato com o vírus da Aids, seja por uma relação sexual desprotegida ou pelo compartilhamento de agulhas, por exemplo.

É indicado que o teste seja repetido após 30 dias em caso de resultado negativo. Em caso positivo, o resultado deve ser confirmado em um serviço de saúde.

Ainda não há definição de valor de mercado, já que no Brasil não existe regulação de preços para produtos de saúde.

Juliano Cidro

Juliano Cidro

Jornalista da FM Cristal há 3 anos, Juliano Cidro dedica-se a levar até nossos ouvintes os principais acontecimentos da nossa região.

aplicativos