FM Cristal - Itaporanga | Todo Mundo Curte
Anuncie na FM Cristal

  Cultura

Solo Sagrado - conheça mais sobre a aldeia Tekoá Porã de Itaporanga


Solo Sagrado - conheça mais sobre a aldeia Tekoá Porã de Itaporanga

A aldeia Tekoá Porã, da cidade de Itaporanga (SP), foi criada no dia 1º maio de 2006, e conta hoje com aproximadamente 15 famílias que residem na comunidade.

Tekoá Porã, em tupi guarani significa Solo Sagrado.

De acordo com o Cacique Darã, são mais de 40 pessoas, contando com as crianças, que fazem parte da aldeia.

A aldeia Tekoá Porã está aberta a visitação de turistas, como já vem recebendo visitantes vindos de toda região e até de outros estados, que vão até a comunidade para conhecer um pouco mais da cultura e vivência dos índios.

Além do contato direto com a aldeia, o artesanato local produzido por eles é rico em cores, raízes e tipos de sementes. Na comunidade, também podem ser encontrados vários tipos de ervas medicinais com a orientação do Cacique Darã, que é especialista no manejo dessas ervas.

A aldeia possui um calendário de eventos típicos, e seu maior público é durante as festividades de comemoração a semana do índio, realizada neste mês de abril.

A grande festa começou nesta quinta-feira (19) e segue até domingo (22), com programação completa para todos os visitantes.

Nesta sexta-feira (20) e no sábado (21), tem apresentações culturais, brincadeiras e gincanas, além de venda de artesanatos, ervas medicinais, comidas e bebidas.

No domingo, tem o encerramento com a tradicional cavalgada e corrida de pedestres. Tem também a caminhada na beira do rio e atrações com os índios da aldeia.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo de Itaporanga, através do telefone 15 3565-1397.

Barbara Akemi

Barbara Akemi

Jornalista do grupo Cristal de rádio, Barbara Akemi, dedica-se a levar aos nossos ouvintes e internautas, os principais acontecimentos da nossa região.

aplicativos