FM Cristal - Itaporanga | Todo Mundo Curte
Anuncie na FM Cristal

  Serviços

Fake News: o perigo de publicar e divulgar notícias falsas


Fake News: o perigo de publicar e divulgar notícias falsas

As Fake News, também chamadas de notícias falsas, vem tomando uma grande proporção nas redes sociais e nos grupos em Whatsapp.

Nessa época em que as pessoas utilizam a internet a todo o momento, principalmente para se informar, as notícias falsas acabam se propagando nas redes com muito mais rapidez.

Notícias sensacionalistas, são, na maioria das vezes, mais fáceis de serem compreendidas, e por isso, acabam se tornando mais atrativas para a grande parte dos internautas.

Mas será que tudo que é lido no espaço online é realmente verdade? Nem sempre!

Divulgar notícias antigas, trechos de reportagens, e qualquer publicação que venha sem a sua fonte, é considerado Fake News.

Por isso, todo mundo deve prestar atenção e tomar um cuidado redobrado antes de acreditar e compartilhar esse tipo de conteúdo.

Atos como postar e compartilhar notícias falsas podem ser considerados crime, além de prejudicar seriamente a vida de outras pessoas envolvidas na postagem.

Para que você também não corra o risco de ser influenciado por uma Fake News, saiba de alguns cuidados que se deve tomar ao ler uma notícia na internet:

 Prestar atenção na fonte, ou seja, quem postou e verificar se é realmente confiável. Se for uma fonte desconhecida, ou na pior hipótese, anônima, você já tem a resposta que se trata de uma inverdade.

Verificar a data da notícia também é fundamental, pois uma notícia compartilhada fora da sua época, também perde o seu sentido e pode ser interpretada de forma errada.

O compartilhamento só deve ser feito quando realmente se tiver certeza de que se trata de uma fonte confiável e que a notícia também está dentro de sua validade.

Barbara Akemi

Barbara Akemi

Jornalista do grupo Cristal de rádio, Barbara Akemi, dedica-se a levar aos nossos ouvintes e internautas, os principais acontecimentos da nossa região.

aplicativos